sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Sinos da Igreja Catolica Santa Teresa de Avila, Guarani das Missões/RS

O GUARANI QUE VOCE NÃO VÊ, ESCUTA.

                               Quando guri (faz tempo), subíamos pelas escadas “precárias” ao campanário da torre da Igreja Santa Tereza de Ávila, era uma aventura e tanto, queríamos ver o ano que foi construída a praça de Guarani das Missões, porque a vista da praça lá de cima mostrava claramente o ano de 1961. Mas lembrar da figura do sino, ou como estava fixado, o que tinha escrito, nada mais na lembrança.
                               Com a mão amiga do Marcio Abramowicz, zelador cuidadoso dos próprios da Paróquia Santa Tereza de Ávila obtivemos com exclusividade as imagens dos sinos. Falo dos sinos cujos nomes “São José” e “Santo Antonio”, segundo informações recebidas a algum tempo atrás, pertenciam a primeira Igreja católica construída em madeira no ano de 1902, e aproveitados na atual Igreja que foi construída entre os anos de 1925 a 1946.
                               Observa-se a inscrição em polonês “S. Maria Regina za nami królowo”= “S. Maria Regina para nos rainha”, também o ano de 1903, entre outras inscrições.
                               Os sinos por sua vez são tocados, batidos, badalados, como queiram, mensageiros de um esplendor único, porque você é que faz a interpretação de seu sinal, que pode ser orientação de horário, alegria, tristeza, direção, meditação etc...
Observação: O nome dos sinos ao que se sabe não constam no livro tombo da Paróquia, são informações pessoais, adquiridas através dos tempos, fica aberto o espaço para complementação de informações (grifo)

Texto Vilmar Person  Fotos: Marcio Abramowicz