sexta-feira, 31 de maio de 2013

(RE)DESCOBRINDO A IMIGRAÇÃO SUECA


(RE)DESCOBRINDO A IMIGRAÇÃO SUECA

                               A imigração sueca teve inicio no final do século XIX, iniciou-se a colonização européia, para o que na época chamava-se “Colônia Guarany”, com dois núcleos, o Comandahy, hoje Guarani das Missões, e o Uruguai, hoje Porto Lucena. Neste contesto, insere-se a imigração sueca à America Latina, e em especial a “Colonia Guarany”.
                               A história dos suecos, não é muito diferente dos demais grupos de imigrantes de outras nacionalidades: mesmas dificuldades no manejo da mata, do clima, linguajar, comércio, desprovidos de tudo, mas com otimismo imensurável, heróis de todas as formas, assim os considero.
                               Lembrar este passado recente não é só dar o tributo de homenagem, ou de lembrança. É lembrar que nós somos produto, nos somos descendência, se somos o que somos, é porque alguém antes de nós por aqui andou, e nos deu o legado de sermos, simplesmente sermos parte desta historia.
                               As raízes precursoras desta magnífica história, eles (os imigrantes) fizeram, e a dos suecos estava fadada a sucumbir por si só, cair no esquecimento. Em 1970, a 43 anos chegava em Guarani o casal Sven Arne e Gunvor Linnea Flodell, gravando em fita de cinema de 16mm, os depoimentos dos suecos remanescentes da região. Hoje estes depoimentos encontram-se na Universidade de Upsalla na Suécia para estudos. Levaram o livro de atas da Sociedade Sueca, dissecaram nossa história, em grau de minúcias, e na 10ª POLFEST Internacional entregaram ao Museu Municipal este precioso documento. Editaram livros em Sueco e Espanhol sobre esta Colônia. Nos visitam e fazem questão de vir a Guarani das Missões, nos pesquisam, nos impulsionam, nos homenageiam, nos levam a conhecer a Suécia, os parentes que lá ficaram,  quase nos carregam no colo.
                               Neste ir e vir, numa viagem transatlântica de mais de 10.000 km,  também nos trazem parentes, amigos aqui do Brasil, Argentina, Paraguai e da Suécia
                               Os 122 anos de imigração sueca em Guarani das Missões, Porto Lucena e os  100 anos da cidade Oberá na Província de Missiones, ficaram para sempre registrados nos anais da história deste e daquele país. Esta marca ficará também na Comunidade Evangélica de Guarani das Missões, filiada à  IECLB e no Centro Cultural Sueco de Ijui
                               Por derradeiro resta agradecer a todos,  indistintamente aos amigos, amigos e amigos.
                               Assim se faz a história, você é a história.
                                                                              Tack så mycket                               
                                                                                   Guarani das Missões, 30/05/2013.
                              
                                                                                              VILMAR PERSON


Nenhum comentário:

Postar um comentário