terça-feira, 20 de novembro de 2012

ATIVIDADES PARA OS SUECOS EM 2013

                       Estamos convidando a todos os descendentes de suecos, para participar do JAF2013, em Oberá, Província de Missiones - Argentina, na casa Nórdica  nos dias 28, 29, 30, 31 de março, e 01 de abril de 2013, numa promoção daquela entidade. Nestes dias, Oberá estará recebendo grupos de  danças e suecos de toda a América Latina, especialmente convidados para este encontro. Este encontro será nos dias santos de Páscoa.
                   Nos dias 27, 28 e 29 de maio/2013, estaremos recebendo em Guarani das Missões/RS, nossos ilustres amigos e patrícios da Suécia, Sven Arne e Gunvor Flodell, acompanhados de uma caravana de visitantes daquele País (12 pessoas+-), e certamente dos nossos irmãos descendentes de suecos da Argentina e do Sul do Brasil. Sejam todos bem-vindos.

contato: vilmarpers@hotmail.com

ARQUIVO NACIONAL - LISTA DE IMIGRANTES

                              Muitas são as pessoas que procuram por seus ancestrais, que vieram colonizar o Brasil. O porto do Rio de Janeiro, foi a principal "porta de entrada", no entanto até pouco tempo isto era quase que impossível, mas graças aos amigos que também tem este interesse, hoje temos ao alcance de um clik, diversas listas de navios (vapor), que atracaram naquele Porto.
                             Vem comigo, vamos adentrar nesta pesquisa: acesse (copie o Link ou clique nele http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168

Vai aparecer:
O Arquivo Nacional reúne em seu acervo diversos fundos relativos a entrada e permanência de estrangeiros.
Informações relativas à entrada nos portos brasileirosPodem ser obtidas a partir da consulta às relações de vapores existentes nos fundos Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras e Serviço de Polícia Marítima Aérea e de Fronteiras - São Paulo/Santos.

O acervo da Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras relativo à entrada no porto do Rio de Janeiro pode ser consultado de duas maneiras: através das imagens das relações de vapores associadas ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) e da base de dados Entrada de Estrangeiros no Brasil - Porto do Rio de Janeiro.
 quando abrir relação de passageiros em vapores clique na seta, vai abrir Porto do Rio de Janeiro, clique de novo na seta. Pronto você conseguiu, fácil?  Sei lá depende de cada um, agora paciência. Você sabe o nome do Navio? a data de entrada? Então, mãos a obra,  lista por lista, até encontrar o(s) nome(s) que você procura.
               Há! opa, estava me esquecendo, ainda você tem que clicar na lupa, quando abrir, no canto superior direito, você deve clicar em arquivo digital, Ufa, até que enfim.
                  Valeu Celia Torres, 
Para Relaçao de Vapores
Base de dados